DESAFIOS
CRIATIVOS 01
IMAGENS DA ATUALIDADE -
INSCRIÇÕES DA GUERRA NAS MÍDIAS
POR MIRO SOARES
O início do ano de 2022 é
marcado por uma escalada de tensões diplomáticas, conflitos geopolíticos
internacionais e confronto armado. A guerra de invasão da Ucrânia pela Rússia
eclode como sendo possivelmente a maior invasão militar na Europa desde a
Segunda Guerra Mundial.
Desde um par de semanas anteriores à quinta-feira, dia 24 de fevereiro, informações sobre uma possível guerra roubam as notícias de todos dos jornais no mundo. Com as vias de fato, a cobertura se intensifica e nossa rotina diária é marcada por uma superabundância de textos e imagens que tentam reproduzir um complexo cenário histórico, econômico e político de difícil interpretação.
Os relatos de guerra são os mais distintos no campo da mídia. De um lado a ofensiva Russa num ataque inaceitável e injustificável à soberania de um país democrático. De outro, uma ação de contraposição Russa à expansão da OTAN nas últimas décadas e à influência do imperialismo americano que age como alavanca sobre todo o mercado na Europa. Nesse pacote estão também: o controle por fontes e estruturas de distribuição de energia na Europa, influência econômica no continente, a legitimidade da deposição do chefe de Estado ucraniano Yanukovytch ou da independência das repúblicas separatistas de Donetsk e Lugansk, em 2014. No centro da questão: uma guerra de mídia, guerra de narrativas.
A primeira proposta que inaugura o projeto Desafios Criativos do Frame é produzir uma série fotográfica respondendo à essa notícia da atualidade. Para além dos fatos, da guerra em si, o que está em questão é refletir sobre a mediação dos veículos de comunicação e sobre à circulação de representações e discursos.
A partir da temática proposta, cada participante é convidado a trabalhar livremente em sua prática artística. Possíveis abordagens sobre o tema incluem, mas não se limitam a: com fotografias autorais, relacionar imagens locais com o contexto de guerra do exterior (alusões simbólicas ou poéticas); com imagens apropriadas, utilizar manchetes de jornal, realizar recortes, colagens, reprografia, fotografar ou se apropriar de imagens de televisão, se valer de dispositivos como Google Maps e Street View para percorrer a região e compartilhar um ponto de vista por meio de captura de telas, etc.
Todas as abordagens são possíveis, sem limitação de procedimento, suporte ou estilo. Mais do que dar continuidade à uma prática pessoal, este exercício pode servir como uma ótima ocasião para experimentar, sair da zona de conforto e dar oportunidade para uma técnica nova ou pouco familiar.
Desde um par de semanas anteriores à quinta-feira, dia 24 de fevereiro, informações sobre uma possível guerra roubam as notícias de todos dos jornais no mundo. Com as vias de fato, a cobertura se intensifica e nossa rotina diária é marcada por uma superabundância de textos e imagens que tentam reproduzir um complexo cenário histórico, econômico e político de difícil interpretação.
Os relatos de guerra são os mais distintos no campo da mídia. De um lado a ofensiva Russa num ataque inaceitável e injustificável à soberania de um país democrático. De outro, uma ação de contraposição Russa à expansão da OTAN nas últimas décadas e à influência do imperialismo americano que age como alavanca sobre todo o mercado na Europa. Nesse pacote estão também: o controle por fontes e estruturas de distribuição de energia na Europa, influência econômica no continente, a legitimidade da deposição do chefe de Estado ucraniano Yanukovytch ou da independência das repúblicas separatistas de Donetsk e Lugansk, em 2014. No centro da questão: uma guerra de mídia, guerra de narrativas.
A primeira proposta que inaugura o projeto Desafios Criativos do Frame é produzir uma série fotográfica respondendo à essa notícia da atualidade. Para além dos fatos, da guerra em si, o que está em questão é refletir sobre a mediação dos veículos de comunicação e sobre à circulação de representações e discursos.
A partir da temática proposta, cada participante é convidado a trabalhar livremente em sua prática artística. Possíveis abordagens sobre o tema incluem, mas não se limitam a: com fotografias autorais, relacionar imagens locais com o contexto de guerra do exterior (alusões simbólicas ou poéticas); com imagens apropriadas, utilizar manchetes de jornal, realizar recortes, colagens, reprografia, fotografar ou se apropriar de imagens de televisão, se valer de dispositivos como Google Maps e Street View para percorrer a região e compartilhar um ponto de vista por meio de captura de telas, etc.
Todas as abordagens são possíveis, sem limitação de procedimento, suporte ou estilo. Mais do que dar continuidade à uma prática pessoal, este exercício pode servir como uma ótima ocasião para experimentar, sair da zona de conforto e dar oportunidade para uma técnica nova ou pouco familiar.
AUDIODESCRIÇÃO
IMAGEM 01
THAISA GUIO
THAISA GUIO
IMAGEM 02
DEREK OLIVEIRA
DEREK OLIVEIRA