DESAFIOS
CRIATIVOS 07
A RUA COMO UM QUADRO TEATRAL
POR ANGELA KELLY
Desafio Criativo com base no livro:
FULFORD, Jason; HALPERN, Greg. The Photographer’s Playbook: 307 Assignments and Ideas.
New York, N.Y.: Aperture, 2014. p.173. (Tradução livre).
O tema desta proposta é a fotografia de rua. A fotografia de rua é uma espécie de teatro, e a própria rua pode funcionar como um palco no qual múltiplos “atores” interagem espontaneamente sem qualquer autoconsciência ou consciência da “peça” em andamento.
Pense na câmera enquadrando um aspecto particular do palco onde as pessoas parecem permanecer ou desaparecer na frente de um público imaginário. Enquadre um indivíduo ou vários “atores” dentro do contexto do espaço limitado, usando dispositivos de composição como linha, forma, luz e sombra. O espaço é um elemento fundamental a se considerar. Ele não é simplesmente pano de fundo. Considere as pessoas e/ou objetos que você isolou do mundo para fazer uma imagem em relação a um espaço interessante. Observe com atenção a composição nas bordas do quadro. Pense em sua imagem a partir de todo o conjunto contido dentro do retângulo em vez de um objeto no centro. Você não cortará a imagem depois, portanto, todos os elementos incluídos na imagem são importantes. Use o enquadramento de tantas maneiras diferentes quanto possível para tornar a imagem a mais dinâmica e estimulante possível.
Experimente com as seguintes abordagens:
1. Simetria e assimetria extremas.
2. Enquadramento dinâmico, como composições diagonais.
3. Vários ângulos de visão: fotografar acima ou abaixo da linha dos olhos, ou do quadril sem olhar pelo visor.
4. Usando a borda do quadro apenas com centros em branco.
5. Um quadro dentro de um quadro.
6. Isolar dois assuntos diferentes no quadro que não têm relação imediata um com o outro.
7. Permanecer em um local por um período de trinta minutos.
Pense na câmera enquadrando um aspecto particular do palco onde as pessoas parecem permanecer ou desaparecer na frente de um público imaginário. Enquadre um indivíduo ou vários “atores” dentro do contexto do espaço limitado, usando dispositivos de composição como linha, forma, luz e sombra. O espaço é um elemento fundamental a se considerar. Ele não é simplesmente pano de fundo. Considere as pessoas e/ou objetos que você isolou do mundo para fazer uma imagem em relação a um espaço interessante. Observe com atenção a composição nas bordas do quadro. Pense em sua imagem a partir de todo o conjunto contido dentro do retângulo em vez de um objeto no centro. Você não cortará a imagem depois, portanto, todos os elementos incluídos na imagem são importantes. Use o enquadramento de tantas maneiras diferentes quanto possível para tornar a imagem a mais dinâmica e estimulante possível.
Experimente com as seguintes abordagens:
1. Simetria e assimetria extremas.
2. Enquadramento dinâmico, como composições diagonais.
3. Vários ângulos de visão: fotografar acima ou abaixo da linha dos olhos, ou do quadril sem olhar pelo visor.
4. Usando a borda do quadro apenas com centros em branco.
5. Um quadro dentro de um quadro.
6. Isolar dois assuntos diferentes no quadro que não têm relação imediata um com o outro.
7. Permanecer em um local por um período de trinta minutos.
AUDIODESCRIÇÃO
IMAGEM 01
HENRIQUE MEDEIROS
HENRIQUE MEDEIROS
IMAGEM 02
YASMIN CERQUEIRA
YASMIN CERQUEIRA