DESAFIOS
CRIATIVOS 15
 


FOTOGRAFE ALGO INVISÍVEL
POR ARTHUR OU


Desafio Criativo com base no livro: FULFORD, Jason; HALPERN, Greg. The Photographer’s Playbook: 307 Assignments and Ideas. New York, N.Y.: Aperture, 2014. p.259. (Tradução livre).

Em quase todos os casos, a fotografia é um meio descritivo - sempre precisa de um sujeito existente no mundo e, portanto, contrário à ideia de invisibilidade. É nesse espaço inerentemente contraditório que você pode investigar a relação entre invisibilidade e representação fotográfica. Claro, existem os aspectos óbvios da fotografia que são invisíveis: a imagem latente em um filme já exposto, a eletricidade que alimenta uma câmera digital ou a luz presa no interior da camera obscura dentro de uma câmera.

Pense nessas facetas do processo fotográfico. Relacionadas à invisibilidade estão ideias de desaparecimento (pense no tempo), forças ocultas (pense no vento) e degradação (pense na fruta que apodrece). Como você pode ver, a relação entre fotografia e invisibilidade é mais entrelaçada do que parece à primeira vista. Antes do seu projeto, comece olhando alguns exemplos existentes de trabalhos na história da arte que abordam noções de invisibilidade, desde Air Architecture de Yves Klein até 1000 Hours of Staring de Tom Friedman e Vertical Column of Accelerated Air de Michael Asher. Este é um tema repleto de oportunidades para a exploração fotográfica.


A partir da proposta de Arthur Ou uma série de 10 imagens.



PARTICIPANTES


FRAME NÚCLEO DE FOTOGRAFIA E IMAGEM EM MOVIMENTO


INDEX DESAFIO CRIATIVO 15