DIEGO
OLIVEIRA
  






LEGENDAS

FOTO 01 = Sem Título. Da série Sertanejo Nato.
FOTO 02 = Sem Título. Da série Sertanejo Nato.
FOTO 03 = Sem Título. Da série Sertanejo Nato.
FOTO 04 = Sem Título. Da série Sertanejo Nato.
FOTO 05 = Sem Título. Da série Sertanejo Nato.
FOTO 06 = Sem Título. Da série Sertanejo Nato.

FOTO 07 = A horse and a delivery man. Da série Sertanejo Nato.



SOBRE
AS IMAGENS

Sertanejo Nato 2024 a 2025. Com uma obra que já tratava de forma complexa seu lugar no mundo, Diego Oliveira começa a trazer para seus trabalhos mais recentes também um imaginário das imagens em circulação. O artista-sertanejo identifica suas raízes goianas como algo que o distancia da cultura da moto hegemônica das metrópoles, onde foi forjada a simbologia do motoboy. Tendo crescido em São Francisco de Goiás e, agora, habitando Anápolis, Diego se apropria de imagens e vídeos da internet, nos quais podemos ver entregadores a cavalo, cenas que aconteceram como forma de protesto pelo preço da gasolina ou só pelo meme. 

A horse and a delivery man (2024) tem a sobriedade da sua pesquisa fotográfica, nessa obra Diego se apropria da pesquisa conhecida como “The horse in motion”, de Eadweard Muybridge. Em 2022, o diretor estadunidense Jordan Peele especula em seu filme “Nope” sobre a identidade apagada por Muybridge do jóquei negro registrado nessas fotos. Diego Oliveira assimila tudo isso e vê nesse homem anônimo sobre um cavalo um precursor dos homens anônimos sobre motos.

Texto fornecido por Diego Oliveira, 2025


MINI BIO




DIEGO OLIVEIRA
︎doliveira.jpg


Diego Oliveira nasceu em Anápolis, GO, em 1989, vive e trabalha em Anápolis, GO. Pós-graduado em Arte-Educação pelo Senac, Tecnólogo em Curso Superior de Tecnologia em Design Gráfico pela UniEvangélica. Além de atuar como artista visual, exerce paralelamente a profissão de entregador, trabalho que influencia diretamente a sua atual produção.





FRAME NÚCLEO DE FOTOGRAFIA


PARTICIPANTES TERRITÓRIOS SENSÍVEIS